Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como estudar de maneira eficiente para residência médica

Tempo de leitura: 3 minutos

Tempo de leitura (avançado): 28 segundos

A residência médica é uma das etapas mais importantes para carreiras na medicina, podendo ser comparada ao exame da ordem dos advogados (OAB). Trata-se de um processo seletivo, realizado por hospitais, a nível de pós-graduação.

Esse processo pode ter uma ou duas etapas, envolvendo, além da prova teórica (obrigatória), avaliações práticas e também entrevistas. Os médicos aprovados nos programas de residência adquirem o título de especialistas — o Conselho Federal de Medicina reconhece, atualmente, 55 especialidades médicas (dados de maio de 2019).

Alguns hospitais no Brasil possuem programas de residência médica bem concorridos, exigindo, para algumas especialidades, taxas de acerto de 80% nas questões teóricas. Não à toa, há uma série de cursos específicos para auxiliar na preparação de médicos recém-formados.

Para te ajudar nessa etapa, reunimos algumas dicas sobre como estudar para residência médica. Confira!

Reserve, com antecedência, as datas e locais para estudo

O conteúdo de uma prova de residência médica é extenso, assim como a própria graduação em medicina, que dura em média seis anos. Portanto, é essencial planejar a rotina de estudos.

Isso implica separar, de antemão, quais serão os espaços durante o dia que serão dedicados aos estudos. Em geral, horários após as seis da tarde e finais de semana são as janelas de tempo mais favoráveis.

Além de reservar o tempo, também é recomendado possuir um local de estudo apropriado, ou seja, livre de distrações. Cada pessoa tem uma característica: uns preferem estudar ouvindo música, enquanto outros necessitam de silêncio absoluto.

Banner para o e-book com Dicas de Leitura.

Para aqueles que têm o privilégio de ter em casa um local reservado, é preferível utilizá-lo, pois, dessa forma, também se economiza tempo de deslocamento e organização dos materiais — ao contrário de quando se está em uma sala de estudos externa.

Distribua os conteúdos pela semana

Outra dica para lidar com a grande quantidade de material é a distribuição dos assuntos durante o tempo reservado para o estudo. Ao início de cada semana, separe os conteúdos que serão estudados, por áreas de especialidade, como dermatologia, oncologia e G.O. (ginecologia e obstetrícia), por exemplo.

As metas de estudo também ajudam na organização. Mais do que estabelecer horários fixos, possuir objetivos de conteúdo é fundamental para criar um senso de evolução. Por exemplo: ao invés de estabelecer um tempo de duas horas de estudo por noite, crie uma meta de estudar cinco tópicos de um determinado assunto, ou resolver um número x de questões.

Dessa forma, mesmo demorando mais ou menos do que o previsto, você terá a certeza de que aquele assunto foi tratado da melhor forma, sem deixar de lado nenhum conteúdo por falta de tempo.

Diversifique os métodos de estudo

Estudar para uma prova como a de residência médica é um desafio, mesmo para os amantes dos estudos. Joshua Viana, em seu canal no YouTube, compartilha um pouco sobre o que o fez passar dessa etapa:

O médico afirma que, em um período de estudo intenso como esse, a atividade passa a ser considerada um trabalho, que, muitas vezes, pode se tornar cansativo e repetitivo.

Para ajudar nessa tarefa, uma dica é diversificar as ferramentas de estudo. Para além de assistir às aulas e fazer anotações, resolva exercícios práticos, construa seus próprios resumos ou flashcards e consuma os conteúdos em outras formas, como em áudio, por exemplo.

Banner para o teste de velocidade de leitura.

Essas ferramentas podem deixar os estudos mais dinâmicos e menos cansativos, ajudando a superar os longos períodos de dedicação necessários. Existem, também, cursos preparatórios específicos para residência médica, como o MEDGRUPO e o Medcel. Eles disponibilizam material didático, aulas em diversos formatos e exercícios.

Não há um consenso absoluto sobre como estudar para residência médica. Porém, é seguro dizer que, sem dedicação contínua, as chances são menores. Aprimorar-se a cada dia é fundamental, assim como buscar técnicas que façam a diferença nos estudos.

A Advanced Reading é uma empresa revolucionária e única no país, responsável por aumentar em até 15 vezes a capacidade de leitura de pessoas comuns, por meio de um treinamento ocular.

Com exercícios distribuídos em 16 módulos totalmente integrados em ambiente de Ensino à Distância (EAD), online e ao vivo, você poderá chegar a ler 200 páginas em 40 minutos. Clique no banner para conhecer o treinamento online!

Uma resposta para “Como estudar de maneira eficiente para residência médica”

  1. Lázaro Motta Neto disse:

    Gostaria de melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio