Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como melhorar a leitura? Confira 6 dicas práticas!

Tempo de leitura: 4 minutos

Tempo de leitura (avançado): 29 segundos

Melhorar a leitura significa aumentar a eficiência do processo cognitivo como um todo. Isso significa não só ler mais rápido, mas também compreender melhor e lembrar mais do que foi lido.

Neste post, reunimos seis dicas práticas que você pode aplicar agora para melhorar suas leituras. Confira!

1. Crie uma rotina de leitura

Uma das maneiras de melhorar a leitura é, sim, praticar e ler cada vez mais. A necessidade dessa prática habitual também se aplica a qualquer outro tipo de exercício. Mas, no meio da correria do dia a dia, muitas vezes não definimos um tempo regular dedicado para a leitura.

Por isso, uma forma de contornar essa falta de tempo é planejar, de antemão, alguns espaços na agenda. Uma dica é começar com 15 minutos, todos os dias, que serão dedicados à leitura, sem interrupções ou interferências externas.

Com o tempo, você perceberá que esse tempo começará a aumentar aos poucos, naturalmente.

Rotina de leitura aprimorada aos poucos.
Reservar um tempo para ler todos os dias ajuda a consolidar o hábito, que melhora a leitura aos poucos.

Os brasileiros, em média, leem apenas 2,43 livros por ano (pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro). Se considerarmos que cada livro tem 200 páginas, esse índice se traduz em 486 páginas lidas por ano, ou 1,33 por dia.

Mas, como estimular o hábito da leitura? Procure identificar seus gostos, os assuntos que sente prazer e satisfação. Outra dica é buscar indicações de livros por pessoas que você considera como referência de vida.

2. Leia um livro de cada vez

Focar a atenção em um livro por vez é outra dica de como melhorar a leitura. Às vezes, ler muitas coisas ao mesmo tempo pode atrapalhar nossa compreensão e, consequentemente, a eficiência do processo como um todo.

Ao se concentrar em apenas um material, há uma maior imersão no assunto ou história que está sendo transmitida naquelas palavras. Outro benefício é terminar mais rapidamente os livros, quando estes são lidos em sequência, em detrimento de várias leituras simultâneas.

3. Deixe o ambiente propício à leitura

O ambiente e o contexto em que realizamos as leituras com certeza interferem na eficiência com que lemos.

Ambiente adequado para estimular a leitura.
Um ambiente preparado para a leitura, sem distrações, ajuda a aumentar a concentração e melhorar a experiência individual de compreensão.

Ao ler, procure estar em um espaço que seja confortável e longe de barulhos externos. Desligar as notificações do celular — que geralmente são os responsáveis pelas fugas de atenção — também pode ajudar muito a aumentar a atenção enquanto lemos.

4. Concentre-se antes de começar a ler

Um dos fatores que mais pode atrapalhar enquanto estamos lendo são as pequenas interrupções na leitura. De repente, começamos a pensar em outras coisas: pendências a resolver, contas a pagar ou quaisquer outros projetos atrasados.

Portanto, tente se concentrar antes de começar. Procure pensar sobre o assunto que será lido; se for um material acadêmico, reflita sobre os conteúdos relacionados, tentando criar conexões entre os tópicos.

Caso se trate da leitura casual de um romance, por exemplo, faça uma retrospectiva mental da história, rememorando todos os detalhes possíveis. Assim, ao começar os novos capítulos, sua mente estará mais focada e será mais fácil manter a concentração durante a leitura.

E-book: Dicas de concentração e preparação para leitura.

5. Pesquise e estude antes de ler

Essa dica se encaixa mais para leituras acadêmicas ou de trabalho, que exigem um nível de retenção mais alto e estão relacionadas a novos assuntos ou áreas de conhecimento.

Saber como melhorar a concentração na leitura interfere diretamente na compreensão e retenção do conteúdo, o que é essencial nesse tipo de situação.

Quando você for estudar algum conceito novo de física, ou a biografia de algum artista do século passado, por exemplo, procure fazer uma breve pesquisa do assunto na Internet — por meio de vídeos no YouTube, ou artigos na Wikipédia.

Pesquisas prévias do assunto para melhorar a leitura.
Pesquisas prévias contribuem para a compreensão do que será lido posteriormente.

Dessa forma, ao realizar esse exercício de familiarização com o conteúdo que será lido, nosso cérebro terá mais facilidade em entender e, consequentemente, a leitura fluirá da melhor forma.

6. Faça um treinamento de leitura avançada

A última sugestão sobre como melhorar a leitura é buscar capacitação específica. Existem programas de leitura avançada que trarão exercícios e materiais para ajudar no processo de ler melhor.

A Advanced Reading oferece um treinamento de leitura avançada que pode te ajudar a ler mais rápido e melhorar a compreensão do que foi lido, por meio de uma plataforma online completa, disponível para todo o Brasil. Clique no banner para saber mais!

Treinamento de Leitura Avançada da Advanced Reading.

2 respostas para “Como melhorar a leitura? Confira 6 dicas práticas!”

  1. EDILSON JOSÉ DA SILVA disse:

    Parabéns ! o conteúdo muito bom, e as dicas são valiosas.

    • Redação disse:

      Muito obrigado, Edilson! Para receber os conteúdos diretamente por e-mail, inscreva-se na nossa newsletter.

      Também temos um e-book com dicas para preparação antes da leitura, disponível gratuitamente. Um ótimo final de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio