Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Técnicas para ler melhor e mais rápido: conheça a leitura avançada

Tempo de leitura: 3 minutos

Tempo de leitura (avançado): 21 segundos

Seja em silêncio ou ouvindo música, sentado ou deitado em uma rede, cada pessoa possui seu próprio jeito de ler. Alguns preferem passar horas lendo sem parar, enquanto outros aproveitam cada brecha de tempo no dia para avançar algumas páginas.

Para aqueles que vivem rotinas cheias de atividades e compromissos, aumentar a velocidade de leitura pode significar ganhos de produtividade e tempo, principalmente no trabalho. Conheça, neste post, um pouco mais sobre a leitura avançada, uma das técnicas para ler mais rápido e melhor!

Aumento da velocidade de leitura

O benefício mais fácil de perceber, associado à leitura avançada, é o aumento da velocidade. É possível avaliar essa performance por meio do conceito de palavras por minuto (PPM).

Em média, uma pessoa lê cerca de 150 PPM. De acordo com depoimentos de quem pratica essa técnica, o aumento é significativo, podendo alcançar velocidades médias próximas de 2000 PPM.

Banner para a página com o teste de velocidade de leitura da Advanced Reading.

Essa evolução é alcançada por meio de um treinamento ocular, que busca acostumar os olhos a enxergarem uma região da página que está sendo lida, ao invés de visualizar apenas uma palavra por vez, como geralmente acontece.

Desenvolvimento da concentração

Outro fator associado à leitura avançada é o desenvolvimento da concentração. Para além da leitura rápida, há uma preocupação em trabalhar todo o mindset da pessoa ao ler.

Isso significa preparar um ambiente favorável, realizar exercícios de relaxamento e focar a atenção na leitura, eliminando quaisquer distrações — como os celulares e a Internet, por exemplo.

A concentração é fundamental para o entendimento do assunto que está sendo lido. Isso é fundamental para qualquer carreira profissional, uma vez que está diretamente relacionado ao aumento de produtividade.

Alcance da plena retenção do que foi lido

A resposta à pergunta “como ler mais rápido e absorver melhor?” é o principal diferencial entre técnicas como a leitura avançada e outros métodos, mais simples, como a leitura dinâmica.

Estante de livros.
A leitura avançada desenvolve a habilidade de retenção do conteúdo lido, aumentando a eficiência do processo como um todo.

Isso porque, além de aumentar a velocidade e a concentração, a leitura avançada propõe desenvolver uma retenção plena do conteúdo, ou seja, aumentar o volume de informações absorvidas pelo cérebro.

Eliminação de vícios de leitura

A maioria das pessoas possui vícios de leitura, que atrapalham o desenvolvimento da velocidade e absorção do conteúdo. Além da vocalização — o ato de repetir as palavras lidas —, há também a subvocalização (repetição mental) e a releitura, que acontece quando voltamos para ler novamente algum trecho de uma página.

Praticar a leitura avançada ajuda a eliminar esses vícios. Isso é possível por meio dos exercícios propostos, que ajudam a substituir o modo como se lê, aumentando o alcance do campo de visão e absorvendo as palavras como imagens, ao invés de sons.

A leitura avançada é uma ferramenta para auxiliar rotinas de trabalho ou estudo que envolvem muita leitura, ajudando no ganho de tempo e, consequentemente, aumentando a produtividade.

A Advanced Reading é uma empresa que oferece um treinamento online de leitura avançada, uma das melhores técnicas para ler mais rápido e também absorver e reter o conteúdo lido. Clique no banner para conhecer o site!

Banner para o treinamento de leitura avançada da Advanced Reading.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio